Regulamento

1.    Objetivo

1.1    O Prêmio Professor Sebastião Cabral Filho tem o objetivo de incentivar a produção científica em oncologia clínica entre os jovens oncologistas do Brasil. É uma iniciativa que tem o apoio da Sandoz do Brasil Indústria Farmacêutica Ltda, sediada na Rodovia Celso Garcia Cid, PR-445, KM 87, CEP 86183-600, Cambé, Paraná, CNPJ 61.286.647/0001-16, Inscrição Estadual 90.259.520-11.

2.    Participantes

Poderão concorrer ao Prêmio:

2.1    Estudantes de residência médica ou especialização na área de oncologia clínica.
2.2    Recém-formados na especialidade de oncologia clínica (que tenham concluído a residência médica ou o curso de especialização em oncologia clínica até dezembro/2008).

3.    Categoria Única

3.1    Oncologia Clínica

4.    Tema

4.1    O tema é livre, dentro da categoria definida no item 3.
4.2    A pesquisa apresentada deve ter sido realizada em território nacional em pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou Sistema de Saúde Complementar.
4.3    O estudo deve ter foco em diagnóstico e/ou intervenções oncológicas nas diferentes fases da vida do paciente em situação de doença, que promovam a saúde ou proponham tratamentos de doenças nos diferentes ambientes, tais como hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, assistências domiciliares (home care) e instituições de longa permanência para idosos.

5.    Formas de Divulgação

5.1 O Prêmio será divulgado no site www.premiosebastiaocabral.com.br, por meio do envio de comunicações para médicos e entidades nacionais especializadas, cartazes afixados nas universidades e entidades relacionadas, distribuição de folhetos e folders para residentes e médicos, além de perfis em redes sociais.

6.    Elaboração do Estudo

Os estudos inscritos deverão enquadrar-se nas seguintes premissas:

6.1    Ser um estudo original.
6.2    Ter sido concluído nos últimos 2 (dois) anos.
6.3    Ter sido aprovado pelo comitê de ética da instituição e/ou pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), quando pertinente.
6.4    Não serão aceitos projetos de pesquisa ainda não concluídos, trabalhos de revisão bibliográfica e estudos de casos.

7.    Normas para a Inscrição

7.1    A inscrição é gratuita e deverá ser feita pelo site www.premiosebastiaocabral.com.br.
7.2    Para efetivar a inscrição, o candidato deverá:
•    Enviar o resumo do estudo, preenchendo o “Formulário Resumo do Estudo (Abstract)” na página de inscrição do site, conforme instruções no item 9.1.1;
•    Enviar o Termo de Autorização do(s) Orientador(es) preenchido e assinado em PDF por meio do campo “Enviar Arquivos” do formulário de inscrição. Os modelos de termo estão disponíveis para download na página de inscrição do site. Os residentes e estudantes de especialização deverão preencher o formulário Termo de Autorização do(s) Orientador(es) – para Estudantes e os recém-formados deverão preencher o formulário Termo de Autorização do(s) Orientador(es) – para Recém-Formados. No caso de profissionais recém-formados, o Termo de Autorização deverá ser emitido pelo responsável da instituição onde o estudo estiver sendo desenvolvido;
•    Enviar o currículo atualizado (em português) do autor do estudo em formato PDF por meio do campo “Enviar Arquivos” do formulário de inscrição;
•    Enviar a Declaração de Matrícula em Universidade do autor do estudo em formato PDF por meio do campo “Enviar Arquivos” do formulário de inscrição (documento fornecido pela universidade que comprove que o autor do estudo é aluno regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior).
7.3    O candidato deverá preencher a ficha de inscrição integral e corretamente. Formulários de inscrição incompletos ou com dados incorretos serão desclassificados.
7.4    O estudo deve ser escrito em língua portuguesa e ser rigorosamente revisado do ponto de vista gramatical, ortográfico, de digitação e de conteúdo.
7.5    Cada candidato poderá se inscrever como autor em apenas 1 (um) estudo. Não existe limitação para participação como co-autor. Se houver co-autor(es) no estudo, o candidato deverá, no ato da inscrição, enviar uma autorização de participação emitida pelo(s) co-autor(es) para o e-mail inscrição@premiosebastiaocabral.com.br.
7.6    Não serão aceitos estudos que não obedeçam aos critérios de apresentação estabelecidos neste regulamento ou que tenham qualquer envolvimento dos membros da Comissão Científica.
7.7    A inobservância a qualquer dos critérios citados pode desclassificar o candidato.
7.8    Serão também imediatamente desclassificados os participantes que enviarem estudos/informações com conteúdo imoral ou ilícito, que não seja de sua própria criação ou em que houver qualquer dúvida quanto à autoria de tal pesquisa.
7.9    A apresentação da inscrição implica na concordância e na aceitação de todas as cláusulas e condições do presente regulamento pelo candidato.
7.10    O candidato receberá, por e-mail, a confirmação de cadastro e de recebimento do estudo.

8.    Comissão Científica

8.1    O julgamento do melhor estudo será realizado por uma comissão científica formada por 3 (três) profissionais com amplo conhecimento na área. A comissão ficará responsável por avaliar os estudos, de acordo com critérios de avaliação (item 10) e desempate (item 11) previstos nesse regulamento.
8.2    Visando manter a imparcialidade do processo, os membros da comissão não poderão ter participado em nenhum dos projetos inscritos.
8.3    Os nomes dos membros da comissão serão mantidos em sigilo e somente serão informados após divulgação dos vencedores do Prêmio, para manter a imparcialidade das avaliações.

9.    Fases da Avaliação

9.1    Fase 1 (eliminatória e classificatória)

9.1.1    Nesta fase, a comissão científica avaliará o resumo do estudo (Abstract), conforme formulário preenchido no ato da inscrição e que deverá conter título, palavras-chave e corpo do estudo com no máximo 300 palavras, incluindo objetivos, materiais e métodos, resultados e conclusões. O resumo não deverá mencionar dados de identificação, como nome do autor ou instituição onde foi realizado o estudo.
9.1.2    Serão classificados para a Fase 2 os candidatos com as 10 (dez) maiores notas, de acordo com os critérios descritos no item 10, que serão informados sobre a classificação por meio do e-mail cadastrado no formulário de inscrição e pelo site www.premiosebastiaocabral.com.br

9.2    Fase 2 (classificatória)

9.2.1    Os candidatos classificados para a Fase 2 receberão uma mensagem de classificação no e-mail cadastrado no formulário de inscrição e deverão enviar os estudos completos para o e-mail inscricao@premiosebastiaocabral.com.br de 02 de julho a 15 de agosto de 2012 (conforme calendário no item 14 desse regulamento).
9.2.2    Nesta fase, a comissão científica avaliará o estudo completo, que deverá atender às seguintes orientações: máximo de 3.000 palavras, contemplando título, palavras-chave, resumo em português, introdução, objetivo, metodologia, resultados, discussão, conclusões, referências bibliográficas, gráficos e tabelas. As referências bibliográficas deverão seguir os padrões recomendados pelo Grupo de Vancouver (Citing Medicine: National Library of Medicine Style Guide for Authors, Editors and Publishers). Formato A4, fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento duplo, respeitando margem de 3 cm à direita e à esquerda e margem superior e inferior de 2,5 cm. Não deverá mencionar dados de identificação, como nome do autor ou instituição onde foi realizado o estudo. O estudo completo deverá ser enviado em formato PDF com tamanho máximo de 5 (cinco) MBytes.
9.2.3    A comissão científica definirá os 2 (dois) estudos vencedores em primeiro e segundo lugares, respectivamente, de acordo com os critérios descritos no item 10.

10.    Critérios de Avaliação

10.1    Serão aplicadas notas de zero a dez para cada critério. As notas poderão ser fracionadas em 0,5 (meio) ponto, ou seja, poderão ser atribuídas notas inteiras (6 ou 7, por exemplo) ou fracionadas (6,5 ou 7,5, por exemplo).
10.2    Nos itens que tiverem peso dois, as notas serão multiplicadas por dois.
10.3    O resultado final de cada fase será a média de notas obtida pelo estudo (soma das notas de cada critério dividida pela soma dos pesos). Na Fase 1 haverá seis pesos e na Fase 2 serão 9 pesos.
10.4    Fase 1 – Os resumos (abstracts) da Fase 1 receberão avaliação global considerando os critérios abaixo:

Número Critério Peso
1 Coerência e consistência entre os objetivos e as conclusões 1
2 Análise dos resultados 1
3 Adequação da metodologia aos objetivos propostos 1
4 Apresentação e clareza das informações 2
5 Originalidade e relevância 1
SOMA DOS PESOS – FASE 1 6

 

10.5    Fase 2 – Os estudos completos, na Fase 2, receberão avaliação global considerando os critérios abaixo:

Número Critério Peso
1 Coerência e consistência dos objetivos, resultados e conclusões 1
2 Pertinência da discussão dos resultados e conclusões em relação aos objetivos 1
3 Análise dos resultados 1
4 Adequação da metodologia 2
5 Clareza dos objetivos 1
6 Originalidade e relevância 2
7 Referências bibliográficas adequadas e atuais 1
SOMA DOS PESOS – FASE 2 9

 

10.6    As decisões da comissão científica são irrecorríveis. Não serão, a qualquer tempo, propiciadas informações ou motivos que levaram à decisão da comissão.
10.7    Todas as fases da avaliação serão no formato duplo-cego, ou seja, nem os candidatos conhecerão os membros da comissão científica e nem a comissão saberá a autoria dos estudos.
10.8    Exemplo de avaliação de estudo na Fase 1:

Número Critério Nota Peso Nota x Peso
1 Coerência e consistência entre os objetivos e as conclusões 6,5 1 6,5
2 Análise dos resultados 7,5 1 7,5
3 Adequação da metodologia aos objetivos propostos 8 1 8
4 Apresentação e clareza das informações 7 2 14
5 Originalidade e relevância 6,5 1 6,5
Fase 1 – SOMA DOS PESOS / MÉDIA FINAL 7,1

 

11.    Critérios de desempate

11.1    Se houver empate no resultado final de qualquer uma das fases, será classificado em ordem crescente o estudo que tiver obtido maior nota nos itens de peso dois, pela ordem definida nos quadros acima.
11.2    Se persistir o empate, será classificado em ordem crescente o estudo que tiver obtido maior nota nos demais critérios, pela ordem definida nos quadros acima, com exceção dos itens que têm peso dois.
11.3    Se ainda assim persistir o empate, a comissão científica decidirá, em conjunto, a classificação dos estudos em ordem crescente.

12.    Divulgação dos resultados e premiação

12.1    A relação dos 2 (dois) melhores estudos será divulgada pelo site www.premiosebastiaocabral.com.br a partir do dia 05 de outubro de 2012, bem como através de mensagem aos e-mails indicados pelos participantes no formulário de inscrição.
12.2    Os 2 (dois) vencedores serão convidados a participar do evento de premiação, em data e local a serem confirmados, quando deverão fazer uma apresentação dos respectivos estudos. O tempo máximo para cada apresentação será de 20 (vinte) minutos.

13.    Prêmios

13.1    Os autores dos 2 (dois) estudos vencedores receberão os prêmios descritos abaixo.

13.2    Primeiro lugar
•    Prêmio Professor Sebastião Cabral Filho (troféu e certificado).
•    “Patrocínio” para participação do 49th Annual Meeting of the American Society of Clinical Oncology (ASCO), que será realizad0 de 31 de maio a 04 de junho de 2013, em Chicago/EUA.
•    iPad com assinatura digital de uma revista especializada.

13.3    Segundo lugar
•    Certificado.
•    “Patrocínio” para participação do XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) 2013.
•    iPad com assinatura digital de uma revista especializada.

13.4    O patrocínio para os congressos (descritos nos itens 13.2 e 13.3) inclui passagem aérea, estadia e inscrição no congresso. Não estão incluídas despesas com refeição e transporte terrestre durante os dias do congresso.
13.5    Somente será fornecida passagem aérea no caso de o ganhador residir a, no mínimo, 100 km de distância da cidade/local de realização do Congresso.
13.6    Os prêmios descritos nos itens 13.2 e 13.3 são válidos exclusivamente para os autores dos dois estudos vencedores, respectivamente em primeiro e segundo lugares.
13.7    Na existência de co-autor(es) previamente inscrito(s) nos estudos vencedores, este(s) receberá(ão) apenas Certificado(s), ou seja, o(s) co-autor(es) não terá(ão) direito aos prêmios descritos nos itens 13.2 e 13.3.
13.8    Caso sejam necessárias adaptações nos estudos vencedores para publicação, os autores serão comunicados e deverão realizar as alterações necessárias, desde que não impliquem em mudança do conteúdo original.
13.9    Os prêmios são individuais e intransferíveis.
13.10    Os prêmios não poderão ser substituídos por dinheiro em nenhuma hipótese, nem mesmo em caso de não utilização.

14.    Calendário

14.1    Período de inscrição (incluindo envio do resumo do estudo, conforme descrito no item 9.1.1): de 28 de outubro de 2011 até as 23 horas e 59 minutos do dia 20 de julho de 2012 (horário de Brasília). Somente serão consideradas válidas as inscrições enviadas pelo site até a data e horário limite mencionados.
14.2    Avaliação dos resumos dos estudos pela comissão científica (Fase 1): de 23 de julho a 06 de agosto de 2012.
14.3    Divulgação dos estudos aprovados para a Fase 2 – estudos que obtiverem as 10 (dez) melhores notas: a partir de 07 de agosto de 2012.
14.4    Envio dos estudos completos (conforme disposto no item 9.2.2): de 07 a 26 de agosto de 2012.
14.5    Avaliação dos estudos completos pela comissão científica (Fase 2): de 27 de agosto a 30 de setembro de 2012.
14.6    Divulgação dos estudos vencedores: a partir do dia 05 de outubro de 2012.
14.7    Premiação: outubro de 2012, em data e local a serem confirmados.

15.    Direitos de Divulgação

15.1    Os participantes inscritos no presente Prêmio desde já autorizam a Sandoz do Brasil, em caráter gratuito e por prazo indeterminado, a publicar notas e textos referentes aos estudos vencedores decorrente da participação no Prêmio, incluindo, mas não se limitando a, divulgação de informações resumidas dos estudos vencedores, do contexto da pesquisa, resultados e condições; de modo que a Sandoz do Brasil possa livremente disseminá-las e promovê-las, respeitados e preservados todos os direitos morais dos autores. Os participantes autorizam igualmente o uso de sua imagem, voz, performance e nomes em qualquer veículo de imprensa, mídia ou internet, decorrentes da realização do presente Prêmio.
15.2    A utilização e/ou divulgação dos estudos (objeto do presente Prêmio) pela Sandoz do Brasil não dependerá de qualquer  autorização prévia por parte dos participantes deste Prêmio, não lhes sendo assegurado o direito a qualquer remuneração ou gratificação adicional.
15.3    Para todos os efeitos legais, os participantes do presente Prêmio declaram ser os legítimos autores das pesquisas inscritas, responsabilizando-se pelo seu conteúdo e informações, bem como isentando a Sandoz do Brasil de qualquer reclamação ou demanda que porventura venha a ser apresentada em juízo ou fora dele.

16.    Considerações

16.1    A participação no Prêmio Professor Sebastião Cabral Filho implica a total e irrestrita aceitação das normas desse regulamento pelos participantes, cabendo à Sandoz do Brasil, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, a alteração de qualquer item do presente regulamento.
16.2    Nas hipóteses de caso fortuito e/ou força maior, a Sandoz do Brasil reserva-se o direito de proceder à alteração das cláusulas desse regulamento, das premiações oferecidas e/ou data de divulgação dos resultados, cujas alterações serão comunicadas aos participantes e demais interessados.
16.3    A Sandoz do Brasil não se responsabiliza por participações que não sejam computadas por problemas nos servidores, falta de energia elétrica, erros ou problemas técnicos na transmissão de dados ou em provedores de acesso dos usuários, bem como erros na execução de rotinas de software que possam vir a ocorrer.
16.4    É vedada a participação de funcionários da Sandoz do Brasil, bem como de estudos que tenham qualquer envolvimento dos membros da comissão científica.
16.5    Outras dúvidas e sugestões poderão ser encaminhadas pelo formulário de contato disponível  no site www.premiosebastiaocabral.com.br.

Regulamento

Saiba mais sobre as normas de inscrição, os critérios de avaliação e sobre a premiação que os vencedores do Prêmio irão receber.

Enquete

Como soube do Prêmio?

View Results

Loading ... Loading ...