O Prêmio

O Prêmio Professor Sebastião Cabral Filho é uma iniciativa que visa incentivar a produção científica em oncologia clínica entre os jovens oncologistas do Brasil.

Para participar, os residentes, estudantes de especialização ou médicos formados até dezembro/2008 na área de oncologia clínica deverão inscrever estudos realizados em território nacional, envolvendo pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou Sistema de Saúde Complementar.

Os estudos serão avaliados por uma comissão científica em duas fases. Primeiro, serão avaliados os resumos (abstracts) de todos os estudos inscritos. Depois, os dez estudos que tiverem obtido as melhores notas na primeira fase serão avaliados na íntegra e a comissão irá escolher os dois melhores, em primeiro e segundo lugar.

Os autores dos estudos vencedores ganharão patrocínio para participar dos mais importantes congressos de oncologia do Brasil e do Mundo (ASCO e SBOC 2013), além de iPad com assinatura online de uma revista especializada.

O Prêmio Professor Sebastião Cabral Filho tem o apoio da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) e da Sandoz do Brasil.


Sobre o professor Sebastião Cabral Filho

O nome do prêmio é uma homenagem a um dos mais destacados profissionais da oncologia brasileira, médico que dedica boa parte de sua vida à pesquisa e à prática clínica em oncologia.

O professor Sebastião Cabral Filho é chefe do serviço de oncologia clínica da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, em Minas Gerais, da clínica oncológica do Hospital Belo Horizonte, além de ser diretor presidente do Centro de Quimioterapia Antiblástica e Imunoterapia.

O Dr. Sebastião foi também coordenador estadual de oncologia da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais em duas gestões e atua como professor do Curso de Especialização em Oncologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Sua trajetória de sucesso também inclui a participação em algumas das mais importantes sociedades médicas nacionais e internacionais: foi presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica por duas vezes (1983-1985 e 1993-1995), além de ter sido presidente do Centro de Estudos e Pesquisas Oncológicas de Minas Gerais (CEOMG). É membro titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia, membro efetivo da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), da Sociedade Europeia de Oncologia Clinica (ESMO) e do CEOMG.

Sua vasta formação acadêmica conta com a graduação em medicina  pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a pós-graduação em oncologia clínica pelo Hospital A.C. Camargo da Fundação Antonio Prudente e com especializações em cancerologia, conferidas pela Associação Médica Brasileira, Sociedade Brasileira de Cancerologia e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais.

Regulamento

Saiba mais sobre as normas de inscrição, os critérios de avaliação e sobre a premiação que os vencedores do Prêmio irão receber.

Enquete

Como soube do Prêmio?

View Results

Loading ... Loading ...